Clínicas Odontológicas da UFPR

Ficha técnica


  • Localização: Curitiba – PR, Brasil
  • Área: 1468 m²
  • Ano do Projeto: 2020 – 2021
  • Nível do projeto: Anteprojeto
  • Equipe de Projeto:
    Gabriela Baggio
    Emi Honda
    Isabela Camargo
  • Orientação:
    Prof. MSc. Cervantes Ayres Filho;
    Prof. Dra. Silvana Weihermann

Memorial


Devido a pandemia do Covid-19, surgiu a necessidade de adaptação das clínicas de odontologia da UFPR em conformidade com as novas normas de biossegurança recomendadas para locais de atendimento ao público.

Tendo em vista a disposição das cadeiras odontológicas no momento de contato, foi solicitado  um estudo de layout considerando divisórias que separassem as cadeiras, a fim de garantir a proteção dos alunos e professores, além dos pacientes.

Entre as principais demandas estavam: a maximização do número de cadeiras, com o mínimo de perda da quantidade de áreas de trabalho, visando a continuação das aulas com o mínimo de alteração nas turmas; as pias distribuídas estrategicamente nos quatro pontos da clínica para auxiliar na frequente higienização dos profissionais; assim como módulos de um tamanho pré-determinado de no mínimo 9 metros quadrados e, seguramente, uma boa circulação.

Além das três clínicas principais, o projeto também envolveu a readequação do Centro Cirúrgico e da Sala de Curativos onde foram colocadas divisórias de drywall, revestidas com pintura à base de epóxi, escolhidas devido a espessura do material em comparação com uma construção tradicional em alvenaria, tendo em vista o melhor aproveitamento do espaço, além da sua alta resistência à limpeza diária.

Juntamente com a base mais sólida de drywall, foi utilizado o vidro para vencer a altura de 2 metros recomendada pelas normas de biossegurança. Sua preferência também teve influência da leveza que o material traz ao ambiente devido a sua transparência que permite a passagem da luz e facilita a visualização do trabalho dos alunos pelos docentes.

Para a escolha destes materiais, foi levado em consideração principalmente a questão financeira, a durabilidade e, claro, a segurança de todos.