Blog
Conheça os 7 principais tipos de piscina
Por Rafael Pedrão e Emi Honda
Revisão pelo professor Dr. Roberto Sabatella Adam
31 de janeiro de 2022
Índice
1. Introdução

Ter uma casa com piscina é o desejo de muitas pessoas. Elas podem valorizar um imóvel, proporcionar muito lazer, relaxamento e uma ótima maneira de se refrescar em dias quentes.
Mas para que esse desejo seja realizado da melhor maneira possível, é importante conhecer os tipos de piscina, suas vantagens e desvantagens. Assim podendo saber qual melhor se adequa ao que cada pessoa precisa.
Desse modo, esse artigo pretende apresentar as características gerais de cada tipo de piscina, além de explicar quais são os processos de manutenção e cuidados necessários, o sistema construtivo e como funciona o seu sistema hidráulico básico.
2. Piscina de Concreto Armado
Características Gerais
As piscinas de concreto armado são uma ótima opção para quem busca um projeto mais original e com alta durabilidade. Como o concreto armado é um material que pode adquirir diversas formas, esse tipo de piscina pode ser projetada com os mais variados tipos de formas.
Elas podem ser construídas em escavações no chão, sobre o nível do terreno, com bordas infinitas, com detalhes em vidro ou até em balanço.

Existem também uma enorme gama de revestimentos, e muitas possibilidades na hora de criar o projeto de iluminação.
Ou seja, esse tipo de piscina é uma das mais versáteis. Pode-se adequar a diversos contextos e ideias.
Manutenção e Cuidados
As piscinas de concreto armado são as mais resistentes. O tempo de vida útil tanto da estrutura como dos revestimentos é de várias décadas. Assim, depois da construção, novos gastos como de restauração de revestimentos e impermeabilização levam muito tempo para se tornarem necessários.
Os únicos cuidados frequentes são com a limpeza do filtro de areia e com a limpeza da água.
O filtro de areia precisa passar por uma retrolavagem com uma frequência de pelo menos uma vez por semana.
Quanto à limpeza da água para piscinas residenciais, o ideal é que o filtro seja ligado todos os dias por um período de duas a quatro horas dependendo do tamanho da piscina.
Também é preciso usar cloro na água para impedir que microorganismos se proliferem. Caso contrário a água ficará turva, e os revestimentos podem começar a manchar.
Outros cuidados que ajudam bastante a deixar a água limpa é realizar frequentemente a aspiração da sujeira que fica no fundo da piscina e utilizar peneiras para limpar a sujeira que fica flutuando na superfície. Cobrir a piscina com capas quando ela não estiver sendo utilizada, ou principalmente quando estiver chovendo, também ajuda a mantê-la limpa por mais tempo.
Sistema Construtivo
Existem algumas pequenas variações, mas de modo geral:
O fundo da piscina é formado por um radier e as paredes laterais têm três camadas.
A camada mais externa é de blocos de concreto ou tijolos, a do meio é composta por concreto armado, a camada interna também é de blocos de concreto.

Como dito, existem algumas variações, às vezes são construídas apenas duas camadas, uma externa de alvenaria e uma interna de concreto. Ou uma externa de concreto armado e uma interna de blocos de concreto.
Na face que ficará no interior da piscina, a argamassa que suportará o revestimento precisa ser tratada com resinas impermeabilizantes para impedir que a água infiltre nas paredes.
Essa impermeabilização precisa ser feita na face da parede em contato com o solo, para impedir que água das chuvas também infiltre na estrutura da piscina.
Revestimentos
Os revestimentos são os mesmos tanto para as piscinas de concreto armado, quanto para as de alvenaria e placas pré-moldadas.
Existem muitas opções como de pastilhas porcelana e cerâmicas, peças de azulejos, pastilhas de porcelana e vidro industrializadas ou artesanais. Todos esses com diversas cores, texturas, tamanhos e preços. Basta ver qual se adequa melhor ao projeto e escolher.

Outro tipo de revestimento que tem se tornado tendência nos projetos contemporâneos são os de pedras naturais. As mais famosas são a pedra Hitam, que tem uma coloração que varia de um cinza claro até um cinza escuro quase preto. E a pedra Hijau que tem um tom mais azul esverdeado.

Elas são encontradas em tamanhos de 10×10 e 20×20. Existem os modelos mais polidos, em que as placas apresentam um aspecto mais liso. E as rústicas, que apresentam uma superfície irregular.
Outra característica interessante desse revestimento é que por conta de ser uma pedra natural e não um revestimento tratado, cada peça absorve uma quantidade de água diferente. Dessa forma cada peça adquire uma tonalidade única. Essa característica cria um aspecto muito elegante e ainda mais natural na piscina.
Um ponto negativo desse tipo de revestimento é que é um dos mais caros do mercado. Já que eles são pedras vulcânicas importadas da Indonésia.
Outro aspecto que é importante ressaltar, é que por ser um tipo de revestimento pouco comum, é preciso verificar se a mão de obra conhece os procedimentos para fazer sua instalação. Pois existem diferenças em relação a instalação dos revestimentos mais comuns.
Sistema Hidráulico
O sistema hidráulico de uma piscina é basicamente o mesmo em todos os tipos de piscina, com exceção das piscinas de plásticos.
Em sua configuração básica é composto por bocais de retorno, dois ralos de fundo, uma coadeira automática (ou skimmer) que também funciona como “ladrão”, e por fim na casa de máquinas uma bomba e um filtro de areia conectado a rede de esgoto.
O sistema funciona da seguinte forma: Quando a bomba é ligada, os ralos de fundo sugam a água da piscina. Essa água é levada até o filtro de areia onde o processo de filtragem ocorre, depois daí a água é levada até os bocais de retorno, onde é despejada novamente na piscina.

Esse sistema recebe alguns aprimoramentos quando se instala bocais de aspiração (para aspirar a sujeira que fica no fundo da piscina), hidromassagem, sistemas de aquecimento de água, cascatas e cloradores automáticos.
Todos esses equipamentos do sistema hidráulico são quantificados pelo volume da piscina. Uma piscina que suporta mais litros de água precisa de uma bomba mais potente, um filtro maior, mais bocais e assim por diante.
A NBR 10339 especifica tudo isso e mostra como os cálculos devem ser feitos para que a higienização da piscina funcione bem e de maneira segura.
Vantagens
- Liberdade formal
- Versatilidade
- Resistência
- Durabilidade
- Manutenção Básica
Desvantagens
- Maior tempo de construção
- Custo inicial alto
3. Piscina de Alvenaria
Características Gerais
A piscina de alvenaria se diferencia da piscina de concreto armado por conta de seu sistema construtivo e estrutural.
Na piscina de concreto armado, o peso da água é suportado pela a camada de concreto armado que molda a piscina. Já na piscina de alvenaria, o que suporta o peso da água são as vigas e os pilares da estrutura. Os blocos de concreto, ou tijolos, são apenas a vedação para formar o tanque da piscina.
Em outras palavras, a piscina de alvenaria apresenta uma estrutura mais simples e não tão resistente quanto à de concreto armado.
Também não consegue ter tantas possibilidades de forma como a de concreto armado. Porém, atende muito bem as formas mais puras.
O que ela apresenta de comum com as de concreto armado é que elas também podem ser construídas em escavações no chão, sobre o nível do terreno e com bordas infinitas.
As possibilidades de revestimento e projetos de iluminação também são as mesmas que nas piscinas de concreto armado. Ou seja, existe uma ampla variedade.
Manutenção e Cuidados
Sua manutenção tende ser a mesma que as piscinas de concreto armado. Ou seja, limpeza da água e a retrolavagem do filtro.
Sua estrutura e revestimentos tem uma vida útil de várias décadas, portanto não é algo para se preocupar.
Sistema Construtivo
Como comentado anteriormente, esse é o sistema construtivo e estrutural que difere a piscina de concreto armado para a de alvenaria.
A piscina de alvenaria é mais simples. Suas paredes são compostas por pilares e vigas de concreto armado vedados com blocos de alvenaria.

Outra diferença é na argamassa que sustenta o revestimento. Como as paredes são compostas por uma camada única, quando soterradas, elas ficam mais suscetíveis às movimentações do solo. Assim, para impedir que o revestimento se desgrude da parede, a argamassa que o sustenta precisa receber telas metálicas como reforços.
Vantagens
- Resistência
- Durabilidade
- Manutenção Básica
Desvantagens
- Tempo de construção alto
- Custo inicial relativamente alto
4. Piscina de Vinil
Características Gerais

A piscina de vinil pode ter o mesmo sistema construtivo da piscina de concreto armado ou da piscina de alvenaria. Entretanto, ela é classificada como outro tipo de piscina por conta do revestimento com a manta de vinil.
A manta vinil é uma ótima maneira de fazer um revestimento rápido e barato.
Isso porque o vinil é um tipo de plástico, ou seja, um material muito mais barato que as peças cerâmicas, de vidro ou de pedra naturais usadas nas piscinas tradicionais.
Outra característica é que como a manta já é por si só impermeável, não é necessário gastar com impermeabilizantes na argamassa das paredes da piscina como ocorre nas piscinas convencionais de alvenaria ou concreto armado.
Por fim, como a instalação da manta é muito mais simples e rápida do que os revestimentos de pastilhas ou azulejos, economiza-se também com a mão de obra.
Outro ponto positivo é com relação à limpeza. Como se trata de uma superfície lisa, sem rejuntes ou texturas que podem acumular sujeira, a limpeza da piscina de vinil é muito mais prática.

Manutenção e Cuidados
A estrutura das piscinas de vinil tem uma durabilidade equivalente às piscinas de alvenaria e concreto armado, já que é construída da mesma forma.
Contudo, a manta de vinil tem uma durabilidade muito menor do que os revestimentos tradicionais. Assim, sua vida útil é de aproximadamente 10 anos.
Sendo assim, de década em década é preciso trocar essa manta, caso contrário rasgos ou furos podem permitir que ocorra infiltração na estrutura e assim a danificando.
Aliás, é importante ter cuidado com objetos cortantes para que a manta não seja rasgada ou furada acidentalmente.
Além desse cuidado com a manta, há a manutenção diária com a limpeza da água e semanal com a retrolavagem do filtro da mesma forma que nos tipos de piscina anteriores.
Vantagens
- Custo inicial baixo
- Facilidade de limpeza
Desvantagens
- Durabilidade mediana
- Resistência mediana
5. Piscina de Placas Pré-moldadas
Características Gerais
As piscinas feitas com formas pré-moldadas de concreto ainda não é muito comum no Brasil.
Esse tipo de piscina basicamente alia as vantagens de liberdade criativa e projetual do concreto armado com a velocidade da pré-fabricação.
A diferença está no sistema construtivo. Ao invés da camada de concreto ser feita entre duas paredes de blocos, existe apenas uma camada de placas pré-fabricadas que após seu posicionamento recebem uma concretagem para finalizar a estrutura.
Dessa forma, como é um tipo de piscina muito semelhante às tradicionais de concreto armado, também utiliza os mesmos revestimentos que as piscinas de concreto armado e de alvenaria.
Manutenção e Cuidados
Assim como as de concreto armado e de alvenaria, o cuidado maior é com a limpeza da água e do filtro. As mesmas medidas adotadas para aquelas piscinas, valem também para a piscina de placas pré-moldadas de concreto.
Sistema Construtivo
O sistema construtivo e estrutural desse tipo de piscina é semelhante ao das piscinas de concreto armado.
Após a escavação no local, realiza-se o radier de fundação. Sobre as armaduras do radier, recuada alguns centímetros em relação às paredes do buraco, são posicionadas as placas de pré moldadas.
Cada placa fica alguns centímetros afastada das placas adjacentes formando pequenas frestas. Perpendicular a elas são colocadas algumas placas menores para estabilizar a peças.
Depois disso acontece a concretagem. As frestas são preenchidas com concreto e as peças perpendiculares são usadas como suporte para a concretagem de pilares.

Vantagens
- Resistência
- Durabilidade
- Manutenção Básica
- Rapidez na construção
Desvantagens
- Custo inicial alto
- Exige profissionais especializados
6. Piscina Biológica/ Sustentável
Características Gerais
As piscinas biológicas são basicamente lagos artificiais. Podem ser feitas com formas e profundidades mais irregulares, justamente para parecem lagos. Contudo, também existem belos projetos utilizando formatos mais regulares.
O principal diferencial dessa piscina é que ela não precisa de um sistema hidráulico, ou produtos químicos como o cloro. O processo de limpeza, oxigenação e filtragem da água é realizado pelas plantas aquáticas que a compõem.
Sendo assim, a piscina fica dividida em duas áreas, uma para o banho propriamente dito, e outra onde são colocadas as pedras e plantas que naturalmente fazem a limpeza da água.
Além de plantas, é comum também completar esse “ecossistema artificial” com peixes. Porém a não presença deles não afeta o funcionamento da piscina.

Manutenção e Cuidados
Esse tipo de piscina é o que menos precisa de manutenção. Ela é um pequeno ecossistema, logo, se tudo estiver equilibrado, ela funcionará perfeitamente sem que se precise ficar limpando a água frequentemente ou se preocupando com a manutenção de equipamentos.
Vantagens
- Liberdade formal
- Durabilidade
- Manutenção praticamente inexistente
Desvantagens
- Custo inicial alto
- Exige profissionais especializados
- Como não se utiliza produtos químicos, atrai animais como sapos
7. Piscina de Fibra de Vidro
Características Gerais
As piscinas de fibra de vidro têm como característica principal a rapidez na instalação. Como elas são piscinas pré-fabricadas, os procedimentos na hora da construção são bem simples. Estando o fundo do buraco devidamente compactado e as instalações hidráulicas preparadas, a piscina já pode ser posicionada.
Essa agilidade na hora da instalação, além do fato da piscina já estar pronta, ajuda muito na redução do custo sem que se abra mão da qualidade.
Outra característica positiva é quanto à limpeza. Assim como as piscinas de vinil, as de fibra de vidro tem uma superfície lisa que não acumula sujeira e que é mais simples de limpar.

Manutenção e Cuidados
A manutenção básica da limpeza da água e do filtro ocorre de maneira muito semelhante aos modelos anteriores.
A diferença fica por conta de como se deve aplicar o cloro. Pois a fibra de vidro pode manchar caso a concentração de cloro fique acima do ideal. Portanto, é importante aplicar ele de maneira bem diluída.
Outro cuidado é que nunca se deve esvaziar mais da metade da água do tanque, pois assim a estrutura pode acabar rachando, significando perda total.
Tomando esses devidos cuidados, a vida útil da piscina de fibra de vidro é de 15 anos.
Sistema Construtivo
A piscina de fibra já é autoportante, o que deve se atentar é para o solo na qual ela será instalada.
Caso seja um solo resistente, uma compactação já é suficiente para suportar a piscina. Porém, às vezes se faz necessário a construção de um contrapiso de concreto.
Sistema Hidráulico
O sistema hidráulico da piscina de fibra de vidro, assim como da de alvenaria, vinil, placas pré moldadas segue o mesmo princípio explicado mais acima neste artigo no tópico sobre piscina de concreto armado.
A pequena diferença é que as aberturas para os bocais já estão devidamente posicionadas na estrutura pré-fabricada do tanque.
Vantagens
- Custo inicial baixo
- Facilidade de limpeza
- Rapidez na construção
Desvantagens
- Durabilidade mediana
- Resistência mediana
8. Piscina de Plástico
Características Gerais
As piscinas de plástico são as mais práticas. São baratas, portáteis, e atualmente existe uma boa variedade de tamanho, com modelos de até 50 mil litros.
Elas podem ser subdivididas em dois tipos. As que têm estruturas de tubulares de ferro que sustem a manta e formam o tanque. E as infláveis, que têm uma câmara de ar que flutua sobre a superfície da água para formar o tanque.

Os preços variam de 600 a quase 8 mil reais de acordo com a quantidade de litros suportada.
É um tipo de piscina de manutenção muito simples, fora a questão de poder desmontá-la durante os períodos mais frios do ano.
Para quem essas características da portabilidade e sazonalidade da piscina não são prioridade, ainda existe a possibilidade de se construir decks de madeira ao redor do tanque. Assim trocando a praticidade por uma estética atraente e de baixo custo.
Cuidados e Manutenção
Geralmente as pessoas acabam simplesmente trocando a água conforme ela vai sujando. Contudo essa prática resulta em um grande desperdício de água.
O ponto positivo é que os modelos atuais apresentam bocais para instalação de bombas filtrantes. Permitindo que água seja limpa, ao invés de descartada.
A limpeza das bombas filtrantes é muito simples. Basta retirar o filtro e lavá-lo com água e sabão.
Além da bomba filtrante, as marcas desse tipo de piscina oferecem uma ampla gama de equipamentos extras para auxiliar na limpeza. Existem cloradores flutuantes, aspiradores adaptados para se utilizar com mangueiras de jardim, peneiras de superfície que funcionam com skimmers e as capas de proteção.
Obviamente esse tipo de piscina é a mais frágil, se o piso tiver elementos pontiagudos, ou a movimentação ficar muito intensa durante os pulos e brincadeiras, podem surgir furos e rasgos.
O bom é que os reparos também são simples de serem feitos. Muitas vezes, fitas isolantes conseguem dar conta.
Sistema Hidráulico
O Sistema hidráulico da piscina de plástico é bem simples. Existe um bocal de aspiração e um de retorno que são conectados a uma bomba filtrante por duas mangueiras. Quando ligada, a bomba suga a água, filtra e bombeia de volta pra piscina.
Vantagens
- Praticidade
- Custo baixo
- Rapidez na montagem
- Fácil manutenção
- Fácil limpeza
Desvantagens
- Baixa durabilidade
- Baixa resistência
9. Conclusão
Como se pode notar, existem muitos tipos de piscina, cada uma com suas características positivas e negativas. Em termos arquitetônicos e paisagísticos na medida em que se incorpora uma piscina com projeto de qualidade, há valorização do imóvel; pode até mesmo haver incremento na qualidade de vida da família; e que em lugares de climas frios pode-se usar coberturas móveis e fechamentos de vidro permitindo um uso prolongado da piscina nas várias estações do ano.
Aquilo que torna uma piscina melhor ou pior que a outra não são apenas as suas características, mas como essas características interagem com o que cada pessoa está buscando.
Consulte nossa equipe da Modular Jr aqui.