Blog

Conheça os 7 principais tipos de piscina

Por Rafael Pedrão e Emi Honda

Revisão pelo professor Dr. Roberto Sabatella Adam

31 de janeiro de 2022


Índice

1. Introdução

piscina
(Foto de Raphaël Biscaldi no Unsplash)

Ter uma casa com piscina é o desejo de muitas pessoas. Elas podem valorizar um imóvel, proporcionar muito lazer, relaxamento e uma ótima maneira de se refrescar em dias quentes.

Mas para que esse desejo seja realizado da melhor maneira possível, é importante conhecer os  tipos de piscina, suas vantagens e desvantagens. Assim podendo saber qual melhor se adequa  ao que cada pessoa precisa.

Desse modo, esse artigo pretende apresentar as características gerais de cada tipo de piscina,  além de explicar quais são os processos de manutenção e cuidados necessários, o sistema  construtivo e como funciona o seu sistema hidráulico básico.

2. Piscina de Concreto Armado

Características Gerais

As piscinas de concreto armado são uma ótima opção para quem busca um projeto mais original e com alta durabilidade. Como o concreto armado é um material que pode adquirir diversas  formas, esse tipo de piscina pode ser projetada com os mais variados tipos de formas. 

Elas podem ser construídas em escavações no chão, sobre o nível do terreno, com bordas  infinitas, com detalhes em vidro ou até em balanço.

piscina de concreto armado
(Reprodução/ Pixabay)

Existem também uma enorme gama de revestimentos, e muitas possibilidades na hora de criar  o projeto de iluminação.

Ou seja, esse tipo de piscina é uma das mais versáteis. Pode-se adequar a diversos contextos e  ideias.

Manutenção e Cuidados

As piscinas de concreto armado são as mais resistentes. O tempo de vida útil tanto da estrutura  como dos revestimentos é de várias décadas. Assim, depois da construção, novos gastos  como de restauração de revestimentos e impermeabilização levam muito tempo para se  tornarem necessários. 

Os únicos cuidados frequentes são com a limpeza do filtro de areia e com a limpeza da água. 

O filtro de areia precisa passar por uma retrolavagem com uma frequência de pelo menos  uma vez por semana. 

Quanto à limpeza da água para piscinas residenciais, o ideal é que o filtro seja ligado todos os  dias por um período de duas a quatro horas dependendo do tamanho da piscina.

Também é preciso usar cloro na água para impedir que microorganismos se proliferem. Caso  contrário a água ficará turva, e os revestimentos podem começar a manchar.  

Outros cuidados que ajudam bastante a deixar a água limpa é realizar frequentemente a  aspiração da sujeira que fica no fundo da piscina e utilizar peneiras para limpar a sujeira que  fica flutuando na superfície. Cobrir a piscina com capas quando ela não estiver sendo utilizada,  ou principalmente quando estiver chovendo, também ajuda a mantê-la limpa por mais tempo.

Sistema Construtivo

Existem algumas pequenas variações, mas de modo geral:

O fundo da piscina é formado por um radier e as paredes laterais têm três camadas.  

A camada mais externa é de blocos de concreto ou tijolos, a do meio é composta por concreto  armado, a camada interna também é de blocos de concreto.

sistema construtivo de concreto armado

Como dito, existem algumas variações, às vezes são construídas apenas duas camadas, uma  externa de alvenaria e uma interna de concreto. Ou uma externa de concreto armado e uma  interna de blocos de concreto.

Na face que ficará no interior da piscina, a argamassa que suportará o revestimento precisa ser  tratada com resinas impermeabilizantes para impedir que a água infiltre nas paredes.

Essa impermeabilização precisa ser feita na face da parede em contato com o solo, para  impedir que água das chuvas também infiltre na estrutura da piscina.

Revestimentos

Os revestimentos são os mesmos tanto para as piscinas de concreto armado, quanto para as  de alvenaria e placas pré-moldadas.

Existem muitas opções como de pastilhas porcelana e cerâmicas, peças de azulejos, pastilhas  de porcelana e vidro industrializadas ou artesanais. Todos esses com diversas cores, texturas,  tamanhos e preços. Basta ver qual se adequa melhor ao projeto e escolher.

revestimento em pastilha
(Reprodução/ Arte e Casa Acabamentos)

Outro tipo de revestimento que tem se tornado tendência nos projetos contemporâneos são  os de pedras naturais. As mais famosas são a pedra Hitam, que tem uma coloração que varia  de um cinza claro até um cinza escuro quase preto. E a pedra Hijau que tem um tom mais azul  esverdeado.

revestimento em pedra
(Reprodução/ Pasinato)

Elas são encontradas em tamanhos de 10×10 e 20×20. Existem os modelos mais polidos, em  que as placas apresentam um aspecto mais liso. E as rústicas, que apresentam uma superfície  irregular.  

Outra característica interessante desse revestimento é que por conta de ser uma pedra natural  e não um revestimento tratado, cada peça absorve uma quantidade de água diferente. Dessa  forma cada peça adquire uma tonalidade única. Essa característica cria um aspecto muito  elegante e ainda mais natural na piscina.  

Um ponto negativo desse tipo de revestimento é que é um dos mais caros do mercado. Já que eles  são pedras vulcânicas importadas da Indonésia.  

Outro aspecto que é importante ressaltar, é que por ser um tipo de revestimento pouco comum,  é preciso verificar se a mão de obra conhece os procedimentos para fazer sua instalação. Pois  existem diferenças em relação a instalação dos revestimentos mais comuns.

Sistema Hidráulico

O sistema hidráulico de uma piscina é basicamente o mesmo em todos os tipos de piscina, com  exceção das piscinas de plásticos. 

Em sua configuração básica é composto por bocais de retorno, dois ralos de fundo, uma coadeira automática (ou skimmer) que também funciona como “ladrão”, e por fim na casa de máquinas  uma bomba e um filtro de areia conectado a rede de esgoto.  

O sistema funciona da seguinte forma: Quando a bomba é ligada, os ralos de fundo sugam a  água da piscina. Essa água é levada até o filtro de areia onde o processo de filtragem ocorre,  depois daí a água é levada até os bocais de retorno, onde é despejada novamente na piscina.

sistema da piscina
(Reprodução/ Pixabay)

Esse sistema recebe alguns aprimoramentos quando se instala bocais de aspiração (para  aspirar a sujeira que fica no fundo da piscina), hidromassagem, sistemas de aquecimento de  água, cascatas e cloradores automáticos.  

Todos esses equipamentos do sistema hidráulico são quantificados pelo volume da piscina.  Uma piscina que suporta mais litros de água precisa de uma bomba mais potente, um filtro  maior, mais bocais e assim por diante.  

A NBR 10339 especifica tudo isso e mostra como os cálculos devem ser feitos para que a  higienização da piscina funcione bem e de maneira segura.

Vantagens

  • Liberdade formal 
  • Versatilidade 
  • Resistência 
  • Durabilidade
  • Manutenção Básica

Desvantagens

  • Maior tempo de construção  
  • Custo inicial alto

3. Piscina de Alvenaria

Características Gerais

A piscina de alvenaria se diferencia da piscina de concreto armado por conta de seu sistema  construtivo e estrutural.

Na piscina de concreto armado, o peso da água é suportado pela a camada de concreto  armado que molda a piscina. Já na piscina de alvenaria, o que suporta o peso da água são as  vigas e os pilares da estrutura. Os blocos de concreto, ou tijolos, são apenas a vedação para  formar o tanque da piscina.

Em outras palavras, a piscina de alvenaria apresenta uma estrutura mais simples e não tão  resistente quanto à de concreto armado.

Também não consegue ter tantas possibilidades de forma como a de concreto armado. Porém,  atende muito bem as formas mais puras.

O que ela apresenta de comum com as de concreto armado é que elas também podem ser  construídas em escavações no chão, sobre o nível do terreno e com bordas infinitas.

As possibilidades de revestimento e projetos de iluminação também são as mesmas que nas  piscinas de concreto armado. Ou seja, existe uma ampla variedade.

Manutenção e Cuidados

Sua manutenção tende ser a mesma que as piscinas de concreto armado. Ou seja, limpeza da  água e a retrolavagem do filtro.  

Sua estrutura e revestimentos tem uma vida útil de várias décadas, portanto não é algo para  se preocupar.

Sistema Construtivo

Como comentado anteriormente, esse é o sistema construtivo e estrutural que difere a  piscina de concreto armado para a de alvenaria.

A piscina de alvenaria é mais simples. Suas paredes são compostas por pilares e vigas de  concreto armado vedados com blocos de alvenaria.

sistema construtivo de alvenaria

Outra diferença é na argamassa que sustenta o revestimento. Como as paredes são compostas  por uma camada única, quando soterradas, elas ficam mais suscetíveis às movimentações do  solo. Assim, para impedir que o revestimento se desgrude da parede, a argamassa que o  sustenta precisa receber telas metálicas como reforços.

Vantagens

  • Resistência 
  • Durabilidade 
  • Manutenção Básica

Desvantagens

  • Tempo de construção alto 
  • Custo inicial relativamente alto

4. Piscina de Vinil

Características Gerais

piscina de vinil
(Reprodução/ Pool Piscina)

A piscina de vinil pode ter o mesmo sistema construtivo da piscina de concreto armado ou da  piscina de alvenaria. Entretanto, ela é classificada como outro tipo de piscina por conta do revestimento com a manta de vinil.

A manta vinil é uma ótima maneira de fazer um revestimento rápido e barato.

Isso porque o vinil é um tipo de plástico, ou seja, um material muito mais barato que as peças cerâmicas, de vidro ou de pedra naturais usadas nas piscinas tradicionais. 

Outra característica é que como a manta já é por si só impermeável, não é necessário gastar  com impermeabilizantes na argamassa das paredes da piscina como ocorre nas piscinas  convencionais de alvenaria ou concreto armado.

 

Por fim, como a instalação da manta é muito mais simples e rápida do que os revestimentos  de pastilhas ou azulejos, economiza-se também com a mão de obra. 

Outro ponto positivo é com relação à limpeza. Como se trata de uma superfície lisa, sem  rejuntes ou texturas que podem acumular sujeira, a limpeza da piscina de vinil é muito mais  prática.

construção de uma piscina
(Foto de Pool Contractor no Unsplash)

Manutenção e Cuidados

A estrutura das piscinas de vinil tem uma durabilidade equivalente às piscinas de alvenaria e  concreto armado, já que é construída da mesma forma.

Contudo, a manta de vinil tem uma durabilidade muito menor do que os revestimentos  tradicionais. Assim, sua vida útil é de aproximadamente 10 anos.

Sendo assim, de década em década é preciso trocar essa manta, caso contrário rasgos ou furos  podem permitir que ocorra infiltração na estrutura e assim a danificando.

Aliás, é importante ter cuidado com objetos cortantes para que a manta não seja rasgada ou  furada acidentalmente.

Além desse cuidado com a manta, há a manutenção diária com a limpeza da água e semanal  com a retrolavagem do filtro da mesma forma que nos tipos de piscina anteriores.

Vantagens

  • Custo inicial baixo
  • Facilidade de limpeza

Desvantagens

  • Durabilidade mediana 
  • Resistência mediana

5. Piscina de Placas Pré-moldadas

Características Gerais

As piscinas feitas com formas pré-moldadas de concreto ainda não é muito comum no Brasil.

Esse tipo de piscina basicamente alia as vantagens de liberdade criativa e projetual do  concreto armado com a velocidade da pré-fabricação.

A diferença está no sistema construtivo. Ao invés da camada de concreto ser feita entre duas  paredes de blocos, existe apenas uma camada de placas pré-fabricadas que após seu  posicionamento recebem uma concretagem para finalizar a estrutura.

Dessa forma, como é um tipo de piscina muito semelhante às tradicionais de concreto armado,  também utiliza os mesmos revestimentos que as piscinas de concreto armado e de alvenaria.

Manutenção e Cuidados

Assim como as de concreto armado e de alvenaria, o cuidado maior é com a limpeza da água e  do filtro. As mesmas medidas adotadas para aquelas piscinas, valem também para a piscina de  placas pré-moldadas de concreto.

Sistema Construtivo

O sistema construtivo e estrutural desse tipo de piscina é semelhante ao das piscinas de  concreto armado.

Após a escavação no local, realiza-se o radier de fundação. Sobre as armaduras do radier,  recuada alguns centímetros em relação às paredes do buraco, são posicionadas as placas de pré moldadas.

Cada placa fica alguns centímetros afastada das placas adjacentes formando pequenas frestas.  Perpendicular a elas são colocadas algumas placas menores para estabilizar a peças.

Depois disso acontece a concretagem. As frestas são preenchidas com concreto e as peças  perpendiculares são usadas como suporte para a concretagem de pilares.

piscina de placas pré-moldadas
(Reprodução/ SP Piscinas)

Vantagens

  • Resistência 
  • Durabilidade 
  • Manutenção Básica 
  • Rapidez na construção

Desvantagens

  • Custo inicial alto 
  • Exige profissionais especializados

6. Piscina Biológica/ Sustentável

Características Gerais

As piscinas biológicas são basicamente lagos artificiais. Podem ser feitas com formas e  profundidades mais irregulares, justamente para parecem lagos. Contudo, também existem  belos projetos utilizando formatos mais regulares.

O principal diferencial dessa piscina é que ela não precisa de um sistema hidráulico, ou  produtos químicos como o cloro. O processo de limpeza, oxigenação e filtragem da água é  realizado pelas plantas aquáticas que a compõem.

Sendo assim, a piscina fica dividida em duas áreas, uma para o banho propriamente dito, e  outra onde são colocadas as pedras e plantas que naturalmente fazem a limpeza da água.

Além de plantas, é comum também completar esse “ecossistema artificial” com peixes. Porém  a não presença deles não afeta o funcionamento da piscina.

piscina biológica
(Reprodução/ Wikimedia Commons)

Manutenção e Cuidados

Esse tipo de piscina é o que menos precisa de manutenção. Ela é um pequeno ecossistema,  logo, se tudo estiver equilibrado, ela funcionará perfeitamente sem que se precise ficar  limpando a água frequentemente ou se preocupando com a manutenção de equipamentos.

Vantagens

  • Liberdade formal 
  • Durabilidade
  • Manutenção praticamente inexistente

Desvantagens

  • Custo inicial alto  
  • Exige profissionais especializados 
  • Como não se utiliza produtos químicos, atrai animais como sapos

7. Piscina de Fibra de Vidro

Características Gerais

As piscinas de fibra de vidro têm como característica principal a rapidez na instalação. Como elas são piscinas pré-fabricadas, os procedimentos na hora da construção são bem  simples. Estando o fundo do buraco devidamente compactado e as instalações hidráulicas  preparadas, a piscina já pode ser posicionada.

Essa agilidade na hora da instalação, além do fato da piscina já estar pronta, ajuda muito na  redução do custo sem que se abra mão da qualidade.

Outra característica positiva é quanto à limpeza. Assim como as piscinas de vinil, as de fibra de  vidro tem uma superfície lisa que não acumula sujeira e que é mais simples de limpar.

piscina de fibra de vidro
(Foto de Max Vakhtbovych no Pexels)

Manutenção e Cuidados

A manutenção básica da limpeza da água e do filtro ocorre de maneira muito semelhante aos  modelos anteriores.

A diferença fica por conta de como se deve aplicar o cloro. Pois a fibra de vidro pode manchar caso a concentração de cloro fique acima do ideal. Portanto, é importante aplicar ele de maneira bem diluída.

Outro cuidado é que nunca se deve esvaziar mais da metade da água do tanque, pois assim a  estrutura pode acabar rachando, significando perda total.

Tomando esses devidos cuidados, a vida útil da piscina de fibra de vidro é de 15 anos.

Sistema Construtivo

A piscina de fibra já é autoportante, o que deve se atentar é para o solo na qual ela será  instalada.

Caso seja um solo resistente, uma compactação já é suficiente para suportar a piscina. Porém, às vezes se faz necessário a construção de um contrapiso de concreto.

Sistema Hidráulico

O sistema hidráulico da piscina de fibra de vidro, assim como da de alvenaria, vinil, placas pré moldadas segue o mesmo princípio explicado mais acima neste artigo no tópico sobre piscina  de concreto armado.

A pequena diferença é que as aberturas para os bocais já estão devidamente posicionadas na  estrutura pré-fabricada do tanque.

Vantagens

  • Custo inicial baixo 
  • Facilidade de limpeza 
  • Rapidez na construção

Desvantagens

  • Durabilidade mediana 
  • Resistência mediana

8. Piscina de Plástico

Características Gerais

As piscinas de plástico são as mais práticas. São baratas, portáteis, e atualmente existe uma  boa variedade de tamanho, com modelos de até 50 mil litros.

Elas podem ser subdivididas em dois tipos. As que têm estruturas de tubulares de ferro que  sustem a manta e formam o tanque. E as infláveis, que têm uma câmara de ar que flutua sobre  a superfície da água para formar o tanque.

piscina de plástico
(Reprodução/ bel)

Os preços variam de 600 a quase 8 mil reais de acordo com a quantidade de litros suportada.

É um tipo de piscina de manutenção muito simples, fora a questão de poder desmontá-la  durante os períodos mais frios do ano.

Para quem essas características da portabilidade e sazonalidade da piscina não são prioridade, ainda existe a possibilidade de se construir decks de madeira ao redor do tanque. Assim  trocando a praticidade por uma estética atraente e de baixo custo.

Cuidados e Manutenção

Geralmente as pessoas acabam simplesmente trocando a água conforme ela vai sujando.  Contudo essa prática resulta em um grande desperdício de água.

O ponto positivo é que os modelos atuais apresentam bocais para instalação de bombas  filtrantes. Permitindo que água seja limpa, ao invés de descartada. 

A limpeza das bombas filtrantes é muito simples. Basta retirar o filtro e lavá-lo com água e  sabão.

Além da bomba filtrante, as marcas desse tipo de piscina oferecem uma ampla gama de  equipamentos extras para auxiliar na limpeza. Existem cloradores flutuantes, aspiradores adaptados para se utilizar com mangueiras de jardim, peneiras de superfície que funcionam  com skimmers e as capas de proteção.

Obviamente esse tipo de piscina é a mais frágil, se o piso tiver elementos pontiagudos, ou a movimentação ficar muito intensa durante os pulos e brincadeiras, podem surgir furos e rasgos.

O bom é que os reparos também são simples de serem feitos. Muitas vezes, fitas isolantes  conseguem dar conta.

Sistema Hidráulico

O Sistema hidráulico da piscina de plástico é bem simples. Existe um bocal de aspiração e um  de retorno que são conectados a uma bomba filtrante por duas mangueiras. Quando ligada, a  bomba suga a água, filtra e bombeia de volta pra piscina.

Vantagens

  • Praticidade 
  • Custo baixo 
  • Rapidez na montagem 
  • Fácil manutenção  
  • Fácil limpeza

Desvantagens

  • Baixa durabilidade 
  • Baixa resistência

9. Conclusão

Como se pode notar, existem muitos tipos de piscina, cada uma com suas características  positivas e negativas. Em termos arquitetônicos e paisagísticos na medida em que se incorpora uma piscina com projeto de qualidade, há valorização do imóvel; pode até mesmo haver incremento na qualidade de vida da família; e que em lugares de climas frios pode-se usar coberturas móveis e fechamentos de vidro permitindo um uso prolongado da piscina nas várias estações do ano.

Aquilo que torna uma piscina melhor ou pior que a outra não são apenas  as suas características, mas como essas características interagem com o que cada pessoa está  buscando.

Consulte nossa equipe da Modular Jr aqui.