Blog

 

História da Modular jr.

Por Renata Leite e Luna Foschini

14 de abril de 2021


 

Para estrear nossa página de Blog vamos contar um pouco mais sobre nós. Quer saber um pouco de como foi a trajetória da Modular jr. até aqui? Vem com a gente na nossa retrospectiva!

A ideia de abrir uma Empresa Júnior nasceu no dia 23 de janeiro de 2019, a partir de uma confraternização entre amigos unidos pelo mesmo propósito de crescer dentro da universidade e expandir o universo da arquitetura e urbanismo para a sociedade. De uma conversa descontraída, veio a vontade de fazer acontecer algo que sentiam falta no ambiente universitário, e assim os cinco amigos se uniram para fazer desse sonho uma realidade. Gabriela Baggio, Guilherme Feijó, Rachel Miller, Rafael Hansen e Renata Leite foram, então, os responsáveis por iniciar aquilo que a Modular Jr. é hoje.

Com a equipe formada, iniciaram-se as reuniões e pesquisas a fim de concretizar o que estava em mente. E desde então, com muito empenho e dedicação de todos, foram decididos o nome, a logo, a missão, a visão e os valores dessa nova empresa que começava a dar as caras no mundo. 

Mas ainda havia um longo caminho a ser trilhado, e toda a parte burocrática ainda estava por vir. Assim, chegou a tão esperada aprovação no departamento do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e muitas outras conquistas, entre elas o reconhecimento do Núcleo Curitiba e a primeira participação no evento Curitiba Júnior. E, claro, os projetos! Enquanto o processo ia se encaminhando, a Modular jr. estava cada vez mais próxima de ser legítima e, para isso, precisava mostrar resultados também. Com isso vieram várias ideias de projetos para estudos, mas também os primeiros clientes e as primeiras orientações de professores que apoiaram o movimento – em especial, os professores Silvio Parucker e Cervantes Ayres Filho . Também chegaram os primeiros “nãos”, mas que nunca foram motivo para desistir de toda essa caminhada que estava gerando tantos frutos em tão pouco tempo.

No início de 2020, um ano depois de quando tudo começou, a Modular Jr. conseguiu seu CNPJ e, logo depois, recebeu a aprovação do setor de tecnologia da UFPR e a associação ao Movimento Empresa Júnior (conheça o mej)

Com tais processos realizados e com todas as partes envolvidas concordando em regularizar a nossa empresa, fundou-se a Modular Jr. que conhecemos hoje.

Iniciou-se então, em março de 2020, o primeiro processo seletivo para admitir novos membros que fariam a empresa crescer tanto em quantidade quanto em qualidade. Infelizmente, devido às complicações da pandemia, o processo foi suspenso. Além disso, houve, com muito pesar, o desligamento de dois dos cinco membros iniciais, mas estes nunca deixaram de demonstrar seu total apoio e incentivo à continuidade desta história.  E então, o processo seletivo foi reiniciado, de maneira remota, no fim de setembro de 2020, e assim formou-se a primeira geração da Modular Jr, com Daniela Bermúdez, Isabela Camargo, Renata Leite, Cleysson Raichert, Luna Foschini, Rafael Hansen, Érica Victorino, Gabriela Baggio, Rafael Pedrão, Kauana Garcia, Amanda Diniz, Emi Honda e Alan de Mello. (conheça o time atual)

Em meio à pandemia e em um período turbulento, a Modular teve que se adaptar. Mas a distância não impediu que o nosso time se tornasse uma família e que nossos laços se fortalecessem a cada reunião. Assim, a equipe que formamos hoje funciona como uma casa, onde cada cômodo exerce sua função, mas só faz sentido se tiver o todo. 

Fundamentados na missão de entregar projetos de excelência através do desenvolvimento de pessoas unidas pelo desejo de inovar e gerar impacto na sociedade, nós, membros da Modular, persistimos nesse caminho tão inspirador que foi percorrido até aqui. E com diligência, senso de dono, visão empreendedora, inovação e sintonia, fazemos dessa equipe, uma família, e dessa empresa, o nosso lar. E então, o seu projeto se torna o nosso propósito!