Blog

 

Porcelanatos – tipos e tamanhos

Por Daniela Bermúdez

23 de junho de 2021


Você chega na loja de materiais de construção e a quantidade de opções de porcelanatos e tamanhos chega a dar um nó na sua cabeça! Mas e aí, qual o ideal para você dentre tantas opções?  É isso que vamos abordar no artigo de hoje.

Você decidiu dar o primeiro passo para mudar a cara de um ambiente na sua casa e foi até a loja de materiais de construção (eba!). Aquele ambiente cheio de objetos, acessórios e utilidades te deixa maravilhado. Chegando na parte de revestimentos: uau! Existem tantas opções para escolher… Natural ou polido? Tamanhos menores ou tamanhos maiores? Qual deles deve sujar mais? Pronto, foi feita a confusão. Mas calma, vamos explicar o raciocínio que você deve ter em mente para conseguir achar o porcelanato ideal para o seu ambiente!

Índice

1. Porcelanato técnico ou esmaltado?

O porcelanato técnico não tem nenhuma camada de esmalte por cima dele, tem a possibilidade de acabamentos mais naturais e é indicado para áreas externas ou com bastante tráfego de pessoas, como shoppings e lojas, devido à sua alta resistência por seu acabamento natural.

Enquanto isso, o porcelanato esmaltado leva uma camada de esmalte por cima da impressão da estampa desejada. Apesar de ter, na maioria das vezes, um visual mais bonito aos olhos, o porcelanato com bastante esmaltação pode não ser o mais seguro, já que agrega uma película extremamente lisa e que pode causar acidentes. Algo que justifica isso é o índice de PEI, que corresponde à resistência do esmalte do porcelanato: quanto maior o seu PEI, mais resistente o esmalte vai ser, consequentemente mais liso o porcelanato é, enquanto um PEI de baixo valor apresenta mais segurança, apesar de ter um brilho reduzido.

porcelanato técnico
Porcelanato técnico. (Foto de Arın Turkay no Pexels)
porcelanato esmaltado
Porcelanato esmaltado. (Foto de Pixaby no Pexels)

2. Qual acabamento escolher: polido, acetinado ou externo?

O porcelanato polido é aquele que tem como característica sua superfície lisa. Nele, após sua produção inicial, é realizado um processo de polimento e em seguida é passado um impermeabilizante, o que garante o aspecto brilhoso que esse tipo de acabamento possui. Apesar de ser esteticamente mais bonito na maioria das vezes, por ser extremamente liso ele não é o mais indicado para áreas molhadas como banheiros e cozinhas.

porcelanato polido
Porcelanato polido. (Foto de Max Vakhtbovych no Pexels)

Enquanto isso, o porcelanato com acabamento acetinado pode ser encarado como um meio termo, entre o polido e o externo. Também conhecido como porcelanato natural, esse tipo de acabamento não leva nenhum tratamento depois de finalizada sua produção, e, consequentemente, apresenta superfícies com características mais foscas e neutras. Uma vantagem é que ele pode ser utilizado em qualquer cômodo.

porcelanato acetinado
Porcelanato acetinado. (Foto de Pixaby no Pexels)

Por último, temos o porcelanato externo, o qual o próprio nome já diz, serve mais especificamente para áreas externas e com bastante influência de água. Por ser de certa forma mais bruto, já que aguenta mudanças de temperatura e chuvas fortes, ele é muito bom no quesito segurança e manutenção. Não é caracterizado como uma superfície lisa e fácil de se acontecer um acidente, e nem mancha ou quebra facilmente, já que tem uma característica abrasiva que tem alta resistência a esse tipo de situações.

porcelanato externo
Porcelanato externo. (Foto de Gregory Baety no Pixaby)

3. Tamanho da peça

30×30, 60×60, 80×80, 90×90, 60×120, 120×120 cm, e por aí vai. A gama de tamanhos de porcelanatos hoje no mercado é muito grande, variedade não vai faltar! Para analisar qual o tamanho mais correto para o seu ambiente, vale pensar na relação entre tamanho da peça e tamanho do cômodo. Para ambientes menores, talvez os tamanhos pequenos a médios sejam as escolhas mais certeiras, enquanto em ambientes maiores, peças maiores podem dar uma valorização e sensação de amplitude ao espaço. Mas claro, isso é algo que varia do gosto de cada um, não tem certo ou errado nesse quesito! 

4. O que significa um porcelanato ser retificado?

Um porcelanato retificado é aquele que possui as suas bordas retas, sem aquele abaulado que os porcelanatos mais antigos, chamados bold, possuíam. É uma técnica mais recente e que vem ganhando espaço no mercado. Algumas vantagens desse tipo de porcelanato que podemos citar são: acabamento estético mais uniforme e limpo, quase sem aparecer marcas de rejunte, e a facilidade na manutenção, já que não tem as bordas arredondadas para dificultar a limpeza.

porcelanato retificado e bold

5. Estilo do ambiente

Por último, mas não menos importante, a sua escolha geral deve variar de acordo com o objetivo de estilo que você tem. Um acabamento polido pode trazer um ar mais clássico e clean ao ambiente, enquanto um acabamento natural pode remeter à natureza e estilos mais rústicos. Não tem regra! O que importa é você gostar e sentir segurança na sua escolha.

O porcelanato é um revestimento amplamente utilizado nas construções brasileiras, e sua variação de modelos e tamanhos permite utilizá-lo em diversos contextos. Os projetos da Modular Jr. buscam sempre a excelência e a satisfação dos seus clientes, portanto cabe a nós também entendermos mais sobre cada material utilizado no ramo da arquitetura. Vale lembrar que o acompanhamento de um profissional da área é sempre importante ao realizar um projeto. 

Gostou e quer saber mais sobre como trabalhamos? Entre em contato conosco por aqui! Se tiver interesse em ver os projetos que desenvolvemos, é só clicar aqui