Quarto EM

Ficha técnica


  • Localização: Curitiba – PR, Brasil
  • Área: 16m²
  • Ano do Projeto: 2021
  • Nível do projeto: Executivo
  • Equipe de Projeto:
    Amanda Diniz,
    Érica Victorino

     

  • Orientação: Prof. Dra. Silvana Weihermann

Memorial


O projeto para o Quarto EM surgiu da necessidade de conciliar espaços de descanso e de trabalho. Com a pandemia do COVID-19, tivemos que adaptar nossas rotinas e, consequentemente, o interior de nossas casas para que suportassem novas atividades que antes não eram usuais, como por exemplo, o home office. 

Assim, para muitas pessoas, o quarto adquiriu esse novo papel e se transformou no local de trabalho também. Devido a isso, cada vez mais foram perceptíveis aspectos pouco funcionais que não proporcionam praticidade às atividades exercidas ao longo do dia. 

Com a queixa da dificuldade de disposição dos móveis para que tivessem o melhor proveito da planta baixa com recortes, a Modular Jr. foi contratada para realizar o projeto do Quarto EM. 

O projeto iniciou com um estudo de possíveis layouts que buscavam utilizar os recortes da planta baixa como um fator potencializador da circulação, iluminação, setorização e espaço de armazenamento do quarto.

Após a escolha da cliente para o novo layout, a equipe planejou móveis sob medida que se enquadram perfeitamente no ambiente, obtendo o maior aproveitamento possível do quarto.

Desta maneira, foram projetados: uma escrivaninha em L com gavetas, prateleira, armário suspenso e painel de televisão que se encaixam no nicho criado entre as paredes; um espaçoso guarda roupa planejado de forma que pudesse ser desmontado e transportado no caso de uma futura mudança; uma penteadeira que se conecta com um longo banco de descanso integrado com a mesa de cabeceira, sendo também utilizado como espaço de armazenamento.

Além disso, foi pensado em uma adaptação dos pontos de tomada e luz. Assim, foi possível melhorar a iluminação local, criando duas atmosferas para o quarto: a primeira com a luz direta, gerando claridade necessária para a escrivaninha, penteadeira e o guarda-roupa. Já na parte próxima a cama, foi utilizada a iluminação indireta com uma fita de LED instalada na cabeceira, contribuindo para um maior conforto visual nos momentos de descanso.

Outro fator importante, foi a busca por uma combinação na paleta de cores e os materiais a serem utilizados para que correspondessem a um estilo único e próprio da cliente. Desta forma, o projeto traz tons neutros e claros nos MDFs que são contrapostos com a pintura de faixas de cimento queimado na parede e a utilização do metal escovado preto nos puxadores, trilho eletrificado de iluminação e no pendente do criado mudo. 

O resultado foi um quarto feminino, elegante e moderno. Contrastando tons delicados com elementos do estilo industrial que trazem equilíbrio ao ambiente.